domingo, 29 de junho de 2008

SPFW 2008: modelos V

Vira e mexe eu faço algum post sobre as diferentes belezas e tal, o sucesso da miscigenação de raças no Brasil e blábláblá. Alguns posts eu até vetei (quase) por conta própria, pra não ser mal interpretado.

Também falo direto da estranheza que me causa a ausência geral de negras nas capas das revistas femininas do Brasil, o mesmo da mistura de raças.

Anyways, fiquei sabendo que a edição de julho da Vogue italiana vai vir com capa e editoriais estrelados apenas por modelos negras. A editora da revista, Franca Sozzani, resolveu comprar a briga (sobretudo com os anunciantes) e fazer uma crítica escancarada contra o racismo no mundo da moda.

Não fosse a iniciativa por si só linda o suficiente, o título de um dos editoriais é de um primor fenomenal: “Beautiful is beautiful”. Não é um espetáculo? Porque não é aquela coisa do “Negro é lindo”, é “Lindo é lindo” e pronto. Não torna o negro uma coisa à parte, cuja beleza precisa ficar sendo lembrada, é a beleza negra, simplesmente.

Eu adoreeeeeeeeeeei e quero essa revista pra ontem! Quem quiser me dar de presente, fica à vontade! :P

Eu não moro na Itália, nunca estive lá, mas pelo que li, a revista vai causar muita polêmica. É de lascar.

Revistas brasileiras, pela enésima vez eu peço (tipo que tem mil editoras lendo este post, né?, claro): Permitam que vossas ilustríssimas capas e editoriais sejam estrelados por mulheres negras, índias, orientais, whomever.

Enfim. Vejamos os próximos capítulos. As próximas capas.


P.S.: "Humberto, o que isso tem a ver com o SPFW?" Bom, quantas modelos negras vocês viram desfilando? Hum?
P.S.2: Não querendo ser bairrista, mas sendo, e não querendo pedir demais: Negras brasileiras na capa, por favor. Porque passar 35 anos sem colocar nenhuma e começar pela Beyoncé seria de se cortar os pulsos. “To the left, to the left”!
P.S.3: Pra quem não conhece (how come?!), na foto acima, o ícone Iman Bowie.

Um comentário:

Sarah disse...

Verdade,como é raro ver negras em capas de revista, se bobear a mulher mais linda do Brasil é uma negra, a Ildi Silva.