sexta-feira, 26 de março de 2010

Shakira lá e cá

Eu gosto da Shakira. Pessoa Shakira. Cantora e compositora talentosa Shakira.

Eu não gosto de algumas coisas, no entanto. Eu entendo que ela tenha que ceder aqui e ali pra fazer sucesso internacional e tal, mas acho que rola um exagero. Pra que ficar tão loira e tão lisa? Precisa rebolar tão Beyoncésticamente?

A gente conheceu a Shakira meio roqueirinha, meio pagando de Alanis Morissette, lá nos anos 90. Aquele cabelo péssimo, mas já tinha muito carisma, era muito simpática. Também é natural que com a maturidade muita coisa fosse mudando, mesmo a coisa da roqueira. Shakira fez sua opção por se tornar uma show-woman. OK, ela pode demais. Tem tudo pra isso.

O que me incomoda um pouco é que a Shakira ficou meio um símbolo da americanização (entenda-se algo como "estadunidos-zação") da América Latina. Não dava pra ter se tornado uma coisa mais hermana, não? Será que precisava ceder tanto? Tão loira?

Acho que não dava. Ou se dava, ela preferiu não arriscar. Deve ter tido seus motivos. Shakira não é uma mocinha burra. Não é nenhuma Britney Spears. Além de voz, ela tem tutano. E mesmo nisso de raízes latinas, a Shakira faz sua parte. Nem que seja pelo lado comercial da coisa, ela faz lá suas versões em espanhol de muitas de suas músicas. E isso é bacana.

Nesse último álbum mesmo, "She Wolf", três hits têm versão inglês e espanhol. Eu gosto das duas. E daí é que vem a encucação que me levou a escrever este post: Se tem versão nas duas línguas (e clipes nas duas línguas) por que os meios de comunicação brasileiros só veiculam as versões em inglês? Qual a lógica?

Se é pra partir do pressuposto de que, espanhol ou inglês, as canções de Shakira serão sempre em língua estrangeira para nós, por que automaticamente somos obrigados a ouvir a versão em língua inglesa? Não faria um pouco mais de sentido ter direito às duas? Ou, muito mais sentido, ouvir a versão em espanhol, que ainda nos dá mais chances de saber o que tem a dizer a loba? (considerando, claro, que nem todo mundo fala inglês).

Complexo, né?

...

Na Argentina, onde ao contrário do Brasil, os meios de comunicação e as pessoas já se referem aos nascidos nos EUA como estadunidenses (já que americanos somos todos), Shakira dá entrevista em espanhol e é ouvida nesta língua nas rádios. Óbvio, você aí diria, eles falam espanhol por lá.

O que eu acho é que mesmo que Shakira cantasse em português, a Globo, a MTV daqui e as Jovem Pans da vida iam preferir veicular a versão em inglês. Porque a verdade é que o Brasil ainda é um paísinho muito do colonizado. É uma nação alisada e tingida de loira -- Como espera que ela seja quem ainda manda nela.

...

Ah, deixa quieto. Isso não é tema pra post, é tema pra bate-papo. Com cerveja (mais uma loura)!
Deixemos esse papo chato prá lá e vamos ouvir a Shakira. E neste link, só pra sacanear, uma música em inglês, das antigas, que eu adoro.


P.S.: Vai, uma em espanhol também, do CD novo, que eu também adoro. Besos, bom final de semana pra everyone!
P.S.2: Ficar na minha, né, uso citações em inglês, em espanhol, em tudo quanto é língua aqui no blog o tempo todo mesmo. :P
P.S.3: Mas antes que desçam a lenha em mim, vou me defender: Meu português é bom e minhas citações em língua estrangeira são em itálico, rs.
P.S.4: Fui. Shakira, llamame!!
s

3 comentários:

xicoarantez disse...

LÁ VEM VC FALAR DA MINHA PROTEGIDA EINH? OLHA OLHA... AMO A VOZ INCONFUNDIVEL DELA. TO NEM AÍ SE É EM INGLES, ESPANHOL , FRANCES OU ARAMAICO.. FODAS! FALEI! MAS TENHO QUE CONFESSAR QUE PREFIERO AL ESPAÑOL!!

Janaína disse...

Eu adoro a Shakira, mas tenho que concordar contigo. Ela tá quase virando uma Beyoncé! Não vou gostar menos dela por isso, mas acho que, com isso, ela perde muto do "diferencial" que faz dela uma referência feminina bacana do universo pop latino no mundo da música.
Inclusive, Humberto, confere o último clipe dela, "Give it up to me". Ela está de Estátua da Liberdade, dançando sobre as águas e com Manhattan ao fundo. Endossa tudo o que você disse.

Sarah disse...

Tiraram o vídeo do youtube...o primeiro que vc postou. Qual era?
Só conheço as músicas antigas dela rs.