quarta-feira, 15 de setembro de 2010

um imbecil hoje em dia vale mais que ouro

O texto abaixo não é meu. Nem desse senhor aí acima. É uma crônica de Marcelo Migliaccio, que eu recebi por email algumas semanas atrás. Em dias como o de hoje, eu realmente acredito que é um texto muito, muito realista. Deem uma olhada:



O bem mais valorizado hoje em dia não é o ouro, nem o dólar, nem o petróleo, nem a cocaína.

O bem mais valioso na atual sociedade de consumo é o imbecil.

Um imbecil tem um valor inestimável para o sistema produtivo. Dê-me um imbecil e eu lhe darei o mundo.

Agora vamos à explicação para teoria tão esdrúxula (ok, admito):

Em todas as profissões, todos os chefes, diretores executivos, sócios majoritários e presidentes de empresas procuram desesperadamente por imbecis no mercado. Não há nada melhor que nomear um imbecil para o cargo imediatamente abaixo do seu. Ele nunca o ameaçará e jamais tomará seu lugar. Cumprirá as ordens mais absurdas sem pestanejar. Mesmo que esta ordem seja fatal para o destino da empresa ou da instituição, o imbecil jamais vai contestá-la. Cumprirá cegamente a determinação mesmo que isso o leve, a médio prazo, para a fila do seguro-desemprego.

E assim vão sendo nomeados gerentes, assistentes de direção, editores-adjuntos, assessores parlamentares, chefe de gabinete, ajudante de ordem e uma série de outros cargos notoriamente ocupados por imbecis _ salvo as honrosas e lúcidas exceções, nas quais você, que já está pensando em me xingar, certamente se enquadra.

Essa gente deixa seus chefes absolutamente tranquilos, porque não terá competência, ímpeto ou talento para roubar-lhes o lugar.

Os anúncios de emprego deveriam colocar, ao lado da boa aparência, do domínio do idioma inglês e da pós-graduação, o requisito fundamental: que o candidato seja um irremediável imbecil.
Uma das razões para o imbecil cumprir à risca tudo o que lhe mandam fazer é que ele é um imbecil.

A outra razão é que todo o imbecil é, por definição, um medroso. Com pavor de perder seu emprego, o imbecil nem de longe pensa em questionar qualquer incumbência que lhe dão. Mesmo que isso vá lhe custar, logo logo, o emprego.

Talvez por isso o mundo tenha desenvolvido e dado poderes quase sobrenaturais à mais perfeita fábrica de imbecis, a televisão. Desde que a criança nasce, seus pais _ que não têm saco ou tempo para educá-la _ entregam a pobrezinha à babá eletrônica. Como os professores das escolas públicas e particulares são na maioria dos casos um punhado de imbecis (não estou generalizando, falo apenas da maioria), os estabelecimentos de ensino não oferecem o contraponto necessário ao lixo que é despejado na cabeça de meninos e meninas desde a mais tenra idade pela TV.

O resultado é que, deseducada por sumidades como Ratinho, Luciana Gimenez, o casal telejornal, Adriane Galisteu e pelos autores de novelas das nossas emissoras, a criançada se transforma, lá pelos 10, 12 anos, em indivíduos sem senso crítico, sexistas, preconceituosos, consumistas, racistas, agressivos e machistas (inclusive as garotas).

O imbecil não tem senso crítico, ele não contesta, não analisa, não raciocina. Se é Carnaval, ele pula. Se é Natal, ele compra. Se é Réveillon, ele vai para a praia ver os fogos...

E assim vamos renovando a manada de imbecis que transformou nosso planeta nesta bela festa injusta e poluída.
s

xxxxxxxxxxxxx

É... Isso tudo me faz lembrar da mulher-morcega, a musa da última empresa onde trabalhei. Já deve estar recebendo uma pequena fortuna de salário. Talvez tenha até resolvido trabalhar e esteja fazendo relatório dos desenhos que ela assiste no Youtube durante a tarde.
É foda.
s

3 comentários:

Sarah disse...

1:38 da manhã, acabando de trabalhar q nem loca e passo aqui, esse é só um dos motivos pelos qual amooo seu blog, vc me faz rir demais!! Obrigada, amei o texto,o cara que escreveu tá revoltado no turbo mas só falou verdade, genial, muito, muito bom mesmo!

E a cara de koo do Max Gehringer?
ahaha

Janaína disse...

Gente!! Será que esse autor já trabalhou aqui onde eu trabalho?? Suspeito que sim, porque esse sabe como funciona "o sistema".
Acho (ou melhor, tenho certeza) que é por isso que não sou promovida nunca! No dia em que eu fechar esses meus olhos que tudo vêem, calar essa minha língua que tudo fala, desligar essa caixola que tudo pensa e parar de correr nessa veia indignada um sangue que não é de barata, talvez eu morra sem um puto no banco, sem um grande cargo no curriculum, com meia dúzia de amizades sinceras e algumas dúzias de animozidades mais sinceras ainda. Mas vou encarar numa boa, porque neste mercado onde muita gente se vende a qualquer preço, pouca gente tem de fato algum valor. Prefiro estar no time dos que têm valor. Porque GRAÇAS A DEUS, não sou uma imbecil.

xico Arantez disse...

ACHO QUE SOU UM POQUINHO IMBECIL! MAS SE TIVESSE MUITO DINHEIRO SERIA UM MEGA IMBECILZASSO!! EEEEEEEHHHHHHHHHHHH!! VIVA A MISÉRIA!!!