quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

arrãm, gênio, senta lá

Ultimamente virou modinha pegar a Xuxa pra Cristo. Precisou, bora chutar a mulher como se fosse cachorro morto.
s
Xuxa definitivamente não está num bom momento da carreira e eu, que sempre a admirei, acho que devia mesmo se aposentar. Ela é uma jovem senhora, tem dinheiro a perder de vista, devia ir pra algum recanto da Europa e viver bem por lá. Isso é o que eu acho. Mas o que é o que eu acho perto do que sabe uma mulher que, na minha idade, já havia sido uma das top models mais bem sucedidas desse país, já era um ícone da televisão e ainda, admitam, era considerada a rainha de uma geração inteira?
s
Eu, que acompanhei boa parte da vida dessa mulher, não sei nada dela porque ninguém sabe da vida do outro. Talvez por isso me dê tanta preguiça os pseudo-intelectuaizinhos de 20 anos, que estão mesmo na idade de achar que sabem de tudo, se referirem à Xuxa como se fosse só uma tia que não tem a menor importância. Chega a me irritar quando quem faz os comentários são mocinhas (que deveriam conversar com as mães pra saber como era a vida de uma jovem nos anos 80 e qual era o único destino -- casar -- que as esperava) e quando são aluninhos de Comunicação Social, que deveriam pesquisar um pouco melhor sobre a história da apresentadora.
s
Essa "galerinha" que adotou o insuportávelmente viadinho "arrãm, Cláudia, senta lá", deveria analisar essa antipatia gratuita sob os aspectos de misoginia que a envolvem.
s
Que o brasileiro é um povo sem memória ninguém esquece, nem os brasileiros. Mas uma outra coisa que me irrita é a mania de olhar o passado com os olhos de hoje, sem considerar as coisas como eram e o valor que tinham na época. Por isso mesmo me cansam aqueles emails com famosas que "eram feias e ficaram lindas". Uma Carla Perez, vá lá, em 1996 ela era muito feia mesmo. Mas as Cláudia Raias, as Luizas Brunets, as Cristianes Torlonis da vida sempre foram bonitas. E o mesmo vale pra Xuxa. Esse papo de que era horrível, fazfavor né?
s
Justamente por isso ilustrei esse post com a primeira capa dela na Nova, em junho de 1981 (já era a Nova de capas "ousadas" que vocês conhecem, é bom pontuar). Era uma Xuxa de 18 anos, tão novinha que tinha cara da Sasha. Eu tenho só essa capa aqui, só a capa mesmo, e é a coisa mais linda. Meu sonho de revisteiro era achar a edição completa.
s
Enfim, é de uma empáfia fedaputa isso de olhar pra trás com desprezo. Onde estamos hoje, o que somos hoje, tudo é fruto do que aconteceu antes da nossa importantíssima figura vir à Terra. O mundo não começou quando nós nascemos.
s
Esse desprezo pela figura da Xuxa é bem significativo dessa nova geração de geniozinhos que acham que nunca vão envelhecer e que nunca vão mudar de opinião, que nunca vão sair do topo (se é que estão lá). Só digo que se uma Xuxa chegou ao ponto de começarem a ignorá-la, muito mais facilmente ignorados serão toquinhos de bosta metidos aos últimos gênios do planeta.
s
Então... deixem a Xuxa em paz. E a Cláudia também.
s
d
P.S.: Não custa lembrar, o "Clube da Criança", do "arrãm, Cláudia" era ótimo, tão ótimo que a Globo levou a apresentadora rapidinho. Aprende a fazer melhor antes de descer a lenha. Senão, senta lá e assiste como se faz.
P.S.2: Só pra constar, também não aguento o "Vem gente!". Sério, se você tem mais de 15 anos, não use essas "frases de turminha".
s

14 comentários:

RAFAEL disse...

Primeiro gostaria de dizer que estou de pé aplaudindo seu post de hoje. Não vi defesa melhor para o assunto “Xuxa” do que o lido aqui.
Humberto o povo de hoje, que faz essas faculdades de 2 anos que não servem pra nada, que leem Paulo Coelho e se julgam intelectuais formados por Leonardo Boff, menosprezam os idos anos 80 como se muito do que veem, e tem acesso hoje não tenha sido conquistado nessa década, que pôs fim a anos de ditadura, e nos afundou em crise, mas sim, nos deu luz para as décadas seguintes.

Xuxa é um ícone, é uma mulher vencedora. Ninguém encheu de graça estádios de futebol com shows, e foi considerada Rainha do nada.

O que as pessoas não entendem é que cada época a beleza tem um aspecto característico...então vamos jogar fora os quadros de Renoir por que representava “gordinhas” e hoje o padrão estético requer mulheres musculosas e magras...

Acho que a modinha e as frases prontas que o povo adquire do nada, são engraçadas durante um período curto, depois chega...

Apoio seu post, e me dá vontade de copia-lo e postar no meu tb...rs rs rs...por que concordo com 100% do que disse aqui.

Abração.

Janaína disse...

Eu nem sou a maior fâ da Xuxa, mas reconheço a importância e o mérito que essa mulher tem pra história da televisão brasileira.
Infelizmente, não me admira em nada as pessoas descerem o pau nela, inventarem histórias e terem sempre uma críticazinha escondida na manga para lançar quando não se tem nada de importante pra dizer. É típico de brasileiro, isso! Povo sem memória, sem auto-estima e, pior... sem auto-crítica. Lamentável!

Mr. TV disse...

Oi Humberto,
eu gosto de Xuxa e caro amigo, não suporto a ideia de um dia vê-la se aposentando. A loira do Ilariê é a única que ainda faz televisão sem precisar cair na vulgaridade, vide Eliana, Hickmann, Gimenez, até Hebe às vezes se passa. Xuxa não! E ao contrário do que muitos falam, a rainha tem sim uma audiência satisfatória, tanto é verdade que a Globo a convocou para o horário da tarde aos sábados. Fora tudo o que ela conquistou. A Globo deve muito a Xuxa, e a mesma sabe disso. Xuxa revolucionou os programas infantis, e foi fenômenos em diversos países. Que Xuxa continue trabalhando...

david era uma vez... disse...

Humberto!! caray! vc acertou o ponto certo da ferida!!! Eu me irrito profundamente com essa molecada que acha ridiculo o visual "feio" das pessoas nos anos 80... e se a gente tenta defender tambem entra pra critica!
Vão pro inferno! daqui a 20 anos eles sofrerão as criticas dos fedelhos do futuro e vão se irritar igual.
A Xuxa tem tudo que tem, não foi porque as pessoas eram idiotas, ela foi tudo o que foi, porque ela marcou uma geração e um formato de programa que foi imitado por muuuuita gente no mundo inteiro!
Hoje ela realmente devia desfrutar o que ganhou... ta linda, saudável e rica... tem é mais que aproveitar tudo isso!

Ela deveria te contratar como porta voz!! vc defendeu-a honestamente e deslumbrantemente sem parecer aqueles fãs desvairados!

Beijos meu amigo.

P.S. Que mal me pergunte.. qtos anos vc tem?

Caroline disse...

Amigo,

Assim como a Janaína, eu não gosto da Xuxa, ou melhor detesto mesmo. Nunca tive a menor paciência pra ela e suas paquitas.
No entanto, é inegável que a mesma é um ícone da década de 80.
Concordo com tudo. Infelizmente esse povo forma cada dia mais sem a menor noção do mundo ou melhor da vida.

Agora, não posso deixar de comentar que o vídeo do youtube "Senta Cláudia" é o máximo rsrsrs...fico rindo horrores...

Abs,

Sarah disse...

Eu juro que eu, na minha alienação, ão sabia de onde havia surgido o tal "aham, Cláudia, senta aqui".Eu só ouvia o pessoal falar mas nunca imaginei que seria essa a origem.

Aliás, acabo de ver o vídeo, achei que ia ver algo sensacional, achei tão sem graça...rs

Acho que ela merece cada centavo que ganhou, aguentar 1 pentelho já é dose, imagina uma galera desenfreada,me dá até urticária.

Eu também gosto da Xuxa, sempre gostei e também acho que está na hora dela se aposentar, aliás, está na hora não, passou da hora!

E não tem jeito, uma mulher de sucesso como ela vai sempre receber críticas e ser alvo do mais puro despeito.

Se essa molecada de hoje ri do que vê quando olha pra trás, eu fico imaginando o alvo de chacota que serão quando esse povo com o cabelo empastelado na cara e nada na cabeça for analisado.

Cris disse...

Somos realmente um país jovem. Jovem no sentido de existência. A Europa, por exemplo, até hoje cultiva seus grandes nomes nas mais variadas expressões de arte; basta ver o cuidado que possuem com museus, castelos, contruções tombadas.
Museu aqui é coisa secundária.
Se os grandes nomes da pintura tivessem nascido num Brasil colonizado...haha...as telas já tinham sido saqueadas, detonadas e como vc disse muuuuuuuuito bem em seu post, estaríamos rindo quem sabe dos olhos de Monalisa ou teríamos achado "Os Girassóis" de Van Gogh meio tortos e amarelados demais....rsrsrsrsrs

Não sei se é inveja, burrice, falta de cultura ou tudo junto. Sei que é triste!
Quando a alegria do outro ou a felicidade alheia é motivo para meu sarcasmo, tá na hora de dar uma reviravolta na minha pobreza de vida e espírito....rs

Amei seu texto!

Depois vou postar alguma coisa lá no post do seu "melhor amigo".....rs

beijo pra vc ( e beijo pra Sara que ama bicho! )

Heron disse...

Parabéns Humberto! Espetacular o post. E muito bem colocada sua defesa à Rainha dos Baixinhos.

Xuxa fez parte da minha vida. Esperava a nave subir para ir à escola. Era bom demais!!!! E os shows no Parque da Gameleira!? Fantásticos!

Infelizmente o pessoal de hoje não sabe o que é uma apresentadora infantil, visto que não a raça entrou em extinção. Maldita net, desenhos japoneses e bandas de axé.

Mas para nós que vivemos esta tão mágica época, nos lembraremos sempre de Xuxa, Mara Maravilha, Mariane (rs), até Sérgio Malandro e sua porta dos desesperados!

Concordo que deveria se aposentar. Na verdade, ela precisa - na minha humilde opinião hihi - mudar seu vocabulário. Não aguento escutá-la dizendo suas gírias e então, fazer um programa estilo Hebe. Passou da hora dela ter um sofá e gente mais madura na platéia.

E vocês perceberam que a imagem dela está desgastando o produto Monange? Agora ela não se lambuza mais, é tarefa para as super beldades.

Abs!

o Humberto disse...

Fiquei muito satisfeito com a repercussão do post. Queria esclarecer que não é uma defesa da Xuxa (até porque não acho que ela tenha do que se defender e tb não creio que eu seria a pessoa certa neste caso).

Era mais pra pontuar a falta de noção de uma certa moçadinha criada achando que o mundo começou quando elas nasceram.

No mais, sempre fui mais admirador que fã da Xuxa. As pessoas apelam pros estereótipos e clichés na hora de comentar ou opinar sobre ela, mas eu realmente acompanho a história e a carreira, e lendo desde as primeeeeiras entrevistas, ainda como modelo, acho que sempre foi muito coerente. Evidentemente não concordo com tudo, mas entendo que de modo geral há muito preconceito na hora de falar de uma mulher, bonita ainda por cima, tão bem sucedida.

Vou acabar disponibilizando meu trabalho de conclusão de curso, sobre as mulheres e a publicidade das décadas de 70 a 2000. A pesquisa feita revela bastante de uma faceta da Xuxa que a mídia, e as pessoas de modo geral, preferem ignorar.

Bom, é isso.

Muito obrigado pelo feedback, amigos.

R. Paschoal disse...

Vou ligar praquela pintosinha, Chris Rock, e pedir pra ele fazer um video "LEAVE XUXA MENEGHEL ALONE"

railer disse...

aqui no rio tem uma banca só de revistas antigas. se quiser eu vejo pra você se tem essa lá.

Anônimo disse...

A Xuxa deveria crescer virar adulta, e não ficar com essa vozinha de eterna menininha, a Angelica da de dez a zero na Xuxa, esta sim virou mulher adulta cresceu e tem conteúdo.
A Xuxa estragou uma geração inteira.

o Humberto disse...

Eu não concordo não, anônimo, e acho que o post em si explica um pouco do porque. E tb discordo bastante nisso de Angélica como modelo de qq coisa. Os leitores aqui do blog discordam, mas ninguém me convence de que esse bom mocismo todo da Angélica não é conveniência. mas enfim.

Cara (ou moça), arruma um nick pelo menos, tô gostando dos seus comentários. abs.

DREIVER disse...

HUMBERTO, VC COLECIONA REVISTAS DA XUXA? EU TENHO VÁRIAS RARISSIMAS EXPOSTA EM MEU ORKUT. SE QUISER PODE PEGAR AS FOTOS LA. TENHO AS ELE ELAS TODAS. TENHO A STATUS, A PLAYBOY , A MOTO, AS DESFILES, A PHOTO ETC ETC.

TENHO TODAS ESSAS REVISTAS ORIGINAIS. SE QUISER CONTATO. revierd-c@hotmail.com