quinta-feira, 17 de março de 2011

nível

Eu tenho uma relação de carinho com Maria Bethânia por conta daquele segundo mágico que nos uniu, em 2003, quando eu quebrei meu nariz e ele, já bem grande, ficou do tamanho do dela por uns instantes.
.
Obviamente, além desse motivo, tenho a consciência de que ela é uma artista com história pra contar, que tem toda uma carreira e que, indiscutivelmente, é dona de um vozeirão muito poderoso.
.
Daí ontem rolou aquela coisa toda, do R$ 1,3 milhão de incentivo fiscal que ela vai receber do Ministério da Cultura pra fazer um blog, onde, por um ano, vai postar um vídeo todo dia, recitando um poema.
.
Bom, eu não vou escrever a respeito disso exatamente. Se você não sabe do que se trata, ou se quer saber o que eu acho de tudo isso, clica aqui neste link. É o mesmo link que eu postei no meu Facebook, já esperando todo tipo de trauletada, porque sabe como é?, não pode falar mal desse povo.
.
Mas é justamente aí que entra o real motivo deste post: o maior fã de Bethânia que eu conheço é meu amigo Heron. Fãzão mesmo. Obviamente eu não esperava que ele apelasse, tipo fã de Britney Spears (há uma diferença de nível muito grande e óbvia), mas ainda assim ele se superou. Heron deu espaço a um debate inteligente, argumentando, cedendo, dialogando mesmo. Ganhou mais ainda minha admiração.
.
Eu tenho percebido esse mesmo nível de debate por aqui, e posso dizer sem erro que é uma das coisas que mais adoro no blog: os leitores daqui se sentem à vontade pra discordar do que eu escrevo, pontuam bem seus pontos de vista, leem minhas réplicas... "O Humberto Explica", mais do que um blog onde eu escrevo qualquer coisa, tem sido um espaço pra troca de ideias. E, pra minha felicidade, sempre com gente muito inteligente. :)
.
O que vai dar essa coisa toda do blog da Maria Bethânia, eu não sei. Mas pra mim já valeu, pela maturidade do debate.
.
Abrazos!
.
.
P.S.: Posso sacanear só um pouquinho? Vocês viram o blog fake que criaram pra ela? Tem até o vídeo de "Terezinha de Jesus", dos Trapalhões, que eu sempre amei, hehehe...
P.S.2: Isso tudo me lembrou o "Contos da Meia-Noite", que eu adorava. Será que a Bethânia vai fazer coisa melhor?
.

10 comentários:

Cris disse...

Humberto, eu não falo de política. Eu não falo de ministérios. Eu não falo de secretarias. Eu não falo de incentivos(???). Eu não gosto de falar de porcaria!

Palhaço vira deputado, cantor bate em mulher e se eleja, costureiro ganha cadeira no congresso. Isso me lembra o ex-presidente que está na ABL e o tal do Paulo Coelho que roubou o intelecto de Raul Seixas e hoje também coloca também a bunda na ABL, mas... cala a boca Cris, ele eles são imortais e vc é uma simples mortal.
Sem contar que Paulo Coelho é o cara mais traduzido na atualidade e recordista em vendas ( Senhor...).

Bethânia é sem dúvida alguma extraordinária naquilo que sabe fazer: cantar. Deveria em respeito ao público que a fez chegar com tantas honras, prêmios e discos gravados sem sujar o nome por causa de um blog que vai embolsar uma grana que poderia estar em alguma ONG ajudando, quem sabe, crianças a despertar o interesse pela música.
Pra que mesmo que vai servir esse blog?????.......rs

Eita país !
beijos !

Heron disse...

Humberto, Humberto!

Obrigado mais uma vez pela citação em seu blog. Nem tenho palavras de agradecimento por seu carinho.

E não esperava por um debate sadio lá no Hora Minuto. Como grande fã de Bethânia, não concordei com a notícia vinculada ontem, tanto que procurei na rede e a informação se distorceu.

E pessoas, fãs e não tão fãs assim, se posicionaram e elevaram o nível do debate.

Obrigado mais uma vez pelo carinho de ser citado aqui. Abração.

Heron disse...

Cris,

este blog seria um novo vínculo de MB com seus fãs, por meio da poesia. Aí vem a questão: seus fãs.

Não vejo a necessidade de criar um blog para declamar poesias, visto que ela já faz em seu show e no concerto que fará amanhã, sábado e domingo aqui em BH (e que tiveram seus ingressos esgotados em um dia!).

Realmente não entendi pq ela (digo, staff ou manager) deixaram este desvio de caráter acontecer. Uma pena, uma mulher que recebeu tantos prêmios ter sua imagem vinculada a um suposto escândalo desnecessário como este.

Cris disse...

Heron, ainda bem que os fãs da Bethânia conservam a luz acessa....rs

Tomara que a Bethânia pegue carona em um feixe de luz e reveja o lance.

Valeu pela resposta e simpatia. Beijos!

Cris disse...

xiiiiiiii....acesa.....rsrsrsrs

Alan Raspante disse...

Achei o cúmulo isso. Um blogue da Bethânia recitando poesia, ok. Mas... quem vai ler o blogue dela? Seus fãs, obviamente. Que nem eu disse no blog do Heron [senão me engano], o blogue não atingirá a grande massa, ou seja, não mudará nada e creio que não será um incentivo tão grande. Bem, Bethânia deve estar rindo à toa [LITERALMENTE], afinal irá ganhar mais de um milhão pra fazer um vídeo recitando poesia! Sem mais. rsrs

[]s

Heron disse...

Oi Cris, obrigado e bjo!

Alan, realmente a criação de um blog não mudará em nada, nem mesmo na vida dos fãs de MB. Ela bem que poderia expressar seu amor pela poesia por meio de um DVD.

Humberto, desculpe invadir seu espaço ok! Abs!

Sarah disse...

É por isso que rolo de rir com as coisas (sábias) ditas pelo João Woerdenbag Filho.

PS: ri muito com essa do nariz, Humbert! rsr

Janaína disse...

Bethânia é uma rainha. Amo essa mulher! Estou sentidíssima de não ter conseguido ingressos pro recital que estreia hoje aqui em BH. Pagaria sem pensar até o dobro do valor cobrado para vê-la e ouvi-la de perto, pra saber se ela é de verdade mesmo, pq o talento e a intensidade dela são tão grandes que, às vezes, quando a ouço, eu custo a acreditar que essa criatura exista mesmo.
Mas acho que R$1,3 milhão de reais é muito dinheiro alguém que, como ela, não precisa disso pra difundir cultura e nem mesmo a própria imagem. E acho também que tem muito artista e muitos projetos por aí que precisam muito mais dessa grana do que ela e que, justamente por não não estarem no status quo de semi-deusa da Bethânia, poderiam ser, segundo lógica racional, ser muito mais potenciais em termos de difusão da cultura.
Bethânia é linda... mas não é pra massa. Infelizmente!
E poesia e cultura também são coisas lindas, mas diante de um conjunto de equívocos como esse que envolve o blog, o dinheiro, o MinC e várias esferas de poder no Brasil, a gente vê que também não é intenção dos poderes decisórios fazerem com que poesia e cultura sejam destinados à massa.
Lamento não poder vê-la, Bethânia!Mesmo estando você tão perto de mim.
E lamento muito mais ter quer ver um fato escandaloso desse acontecer. Mesmo num contexto tão longe de mim.

Heron disse...

lindo depoimento Janaína!