quinta-feira, 14 de julho de 2011

das antigas

Adoro sempre que vejo essas listas, vídeos ou posts sobre as grandes vilãs da teledramaturgia brasileira. Nada contra as mocinhas (de antigamente, porque as de hoje dão sono), mas as vilãs têm um borogodó que não deixa espaço pra mais ninguém na trama.

Entretanto, acho que rola uma senhora injustiça nesses rankings da vilania: ninguém nunca menciona a Violante, o CÃO na pele de uma impecável Drica Moraes em “Xica da Silva”. Violante era muuuuuito má. Ela era daquelas de dar até um certo medinho. Era rancorosa, invejosa, cruel e muito inteligente.

O bacana no caso dela é que, assim como a Perpétua de “Tieta”, Violante tinha uma rival à altura – a Xica também era ótima, então a briga era páreo duro, não era aquela covardia de uma Naza contra a mocinha (muitos risos!) da Susana Vieira, em "Senhora do Destino". Quando Violante e Xica da Silva se trombavam vinha sempre cena das boas. Lembro quando a protagonista serviu feijoada preparada com a carne do capacho da vilã – que lambeu os beiços e aprovou, sem saber do que se tratava, hehehe.

O SBT bem podia reprisar “Xica da Silva”, com aquela "qualidade" de vídeo das novelas da falecida Manchete. Eu assistiria.
.
.
P.S.: “Muito inteligente” veio em associação a "rancorosa, invejosa e cruel", mas claro que não é defeito, né? Nem precisava explicar, mas enfim. Entrou porque vilãs inteligentes são especialmente interessantes, sempre. As muito inteligentes, então, nem se fala.
.

15 comentários:

Mr. TV disse...

tu sabe q me deu uma saudade de Xica da Silva. eu vi a novela em 96/97 pela Manchete e adorava! Xica foi uma novela do Walcyr carrasco de Morde & Assopra. Ele decaiu como autor ou é só impressão minha?


abs querido, se cuida!!!

o Humberto disse...

Nossa, é difícil acreditar que é o mesmo autor, viu?

alan raspante disse...

Eu assisti quando o SBT reprisou. Sentia medo quando via Galsteu com os MAMILOS de fora. MEDO!

Adoro a Drica e claro, adoro as vilãs! hahaha

FOXX disse...

ora, vilões precisam ser inteligentes!

Janaína disse...

Gente... realmente a Violante merece um lugar no "Top 10 das Odiadas". E no das melhores interpretações também! Me lembro claramente daquela carinha de ódio que ela fazia, do constante quase-choro que ela sustentava quando praguejava a Xica, e da dilatação nasal típica daqueles momentos em que a gente respira morrendo de ódio, sabe? A Drica realmente foi um arraso nesse papel! Amei odiá-la, nas duas ocasiões em que assisti a novela.

Dois Ursos disse...

pode perguntar porraqui ?
pq as moscas nao pousam na margarina ?
Vida de Dois Ursos

Dêco disse...

tem vilões que nos deixam torcendo por eles. kkkkk

David® disse...

bater em bêbado não tem graça. pra existir uma grande vilã tem q existir pelo menos uma boa mocinha.

Luciano disse...

Saudades de Neusa Amaral e Tereza Rachel. Nas vilãs de antigamente só faltava um tapa-olho para ficarem completas.
Muque de Peão

Anônimo disse...

Foi FENOMENAL este papel da Drica Moraes nossa de arrepiar, ô mulher ruim esta violante, pior que o mundo está cheia dessas violantes credo!!!!

Anônimo disse...

As mocas não posam na margarina, pois aquilo é tão articificial que faz um mal danado para o nosso organismo, eu prefiro manteiga só uso manteiga.

Anônimo disse...

Gostoso mesmo era o contratador Victor Wagner, procurem no youtube tem um reportagem atualizada com ele na TVFAMA, ele falando do pos sucesso da novela, e as dificuldades.
O cara gostoso maduraão hummmmmmm!!!!

Heron disse...

"Xica dá, Xica dá, Xica dá, Xica Da Silva..."

O SBT reprisará Paola Bracho hahahaha. Adoro.

Antonio de Castro disse...

ri muito com a mocinha (?) da susana!

eu tinha medo da novela toda quando exibiram a primeira vez.

Sarah disse...

Lembro muito da Violante, ótima! Xica da Silva, assim como Beija, foi ótima novela.
Pelo visto, ficou mais conhecida pela visão grotesca da Galisteu mostrando as peitola caída.
Não esqueci o comentário da minha tia na hora,tipo:" Que coisa pavorosa,se fosse grande e caído já seria horrível mas, até que justificava, agora,pequeno e murcho assim, que horror" kkkk.
Sim, minha tia tinha alma de Violante. Sempre teve.