quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

a garota da ponte

E acabou o carnaval, graças a Deus. Nada contra, mesmo. Eu só estava cansado de fazer nada e ainda por cima ficar vendo um monte de gente fingindo uma alegria que ninguém merece. Fico feliz, entretanto, pelos que realmente estavam felizes, sei de alguns casos.

Eu gosto da rotina, gosto de trabalhar, então um feriado que dura uma eternidade me incomoda um pouco, especialmente quando eu não tenho grana bastante pra simplesmente fingir que isso é coisa de gente normal e fugir pra uma praia qualquer (e sabe Deus como dessa vez eu queria ter me jogado, mas enfim). Ao menos pude curtir a roça no único período do ano em que a cidade se torna um sossego (e olha que em 2012 os "cools" que ficaram por aqui, porque também estavam sem dinheiro, inventaram uns bloquinhos de rua que renderam vááárias fotos posadas no Facebook).

Anyways, sozinho em casa, na magnífica companhia dos cãe e gatos, tratei de por leitura e cinema em dia. A leitura, coitada, ficou na vontade. Ao primeiro parágrafo o sono batia. Mas os filmes deram certo.

Toda essa introdução mal-humorada, enfim, foi para falar não do carnaval (whatever pro carnaval), mas de "A Garota da Ponte", filme francês de 1999, estrelado pela Vanessa Paradis e por Daniel Auteuil.

Meu primeiro contato com esse filme foi em 2005, durante a "Mostra Freak" que eu ajudei a organizar quando fazia parte do Núcleo Audiovisual da faculdade. A ideia era exibir filmes com protagonistas misfit, gente que foge um pouco do que se costuma chamar de normal. Eu comecei a assistir a exibição e, assim como a plateia presente, logo nos primeiros minutos me apaixonei por Adele, não a cantora, mas a protagonista do longa. Quis o destino, no entanto, que eu saísse pra cometer um erro (bem, dois) e não visse o resto do filme. Daí esperei sete anos, como vocês devem ter notado, até enfim assistir e passar a tê-lo como um dos meus filmes favoritos.

"A Garota da Ponte" é todo lindo. Fotografia, atuações, roteiro, trilha sonora. Tem muita gente que lembra da Vanessa Paradis pelo fato de ser mulher do Johnny Depp (ou ainda por ser a intérprete de "Joe le taxi"), mas eu me lembrei bem de como os franceses que eu conheci no Texas a tratavam como uma super estrela (daí me dei conta de que era justamente na época deste filme).

Eu poderia pôr aqui o link para a melhor cena, a mais bonita, mas não seria nem spoiller, seria sacanagem mesmo (pus no Face, sorry pra quem viu). Provavelmente nenhuma outra cena de sexo no cinema tirou tanto meu fôlego como essa passagem. Linda, linda, linda (e extremamente excitante).

Bom, vi outros filmes, mas nenhum deles mexeu comigo como este. Fica, portanto, como sugestão, sobretudo para os blogueiros de cinema, que poderão fazer resenhas muito melhores que esta. E, claro, fica para os leitores apaixonados ou querendo ficar.

No mais, bem-vindos de volta à realidade. E não vou desejar 'Feliz Ano Novo' porque, olha, pelo menos por aqui 2012 já começou e faz tempo.

Besos.


Update na mesma hora: Acabei de ler este post do Diego Túnel Rebouças. E me dei conta de que não concluí o meu post como queria. Esqueci de mencionar o quanto eu lamento por ter saído às pressas no dia em que o filme foi exibido na Mostra (porque eu precisava resolver urgentemente meu futuro como redator publicitário, hahaha). Por conta de uma ilusão, deixei de ver "A Garota da Ponte" na tela do cinema. Como me perdoar por ter visto no notebook um filme tão lindo como este tendo podido vê-lo na dimensão e no ambiente mais adequados? Maldita preocupação com o futuro que nos atrapalha a viver com plenitude nosso presente.
.

7 comentários:

Alan Raspante disse...

Dica mais que anotada ;)

FOXX disse...

eu já ia reclamar q vc naum ia explicar o q foi fazer q perdeu o filme...

Caroline disse...

O importante é se divertir.

Bjos

E ヅ disse...

Cena de sexo mais linda e excitante? Ai ai ai, melhor não... ainda não... que eu tenho que trabalhar! Talvez amanhã! :-)

E ヅ disse...

Pra você que ainda não se entende muito com música em espanhol: http://youtu.be/y9LlnLTH87U

:-)

E ヅ disse...

E um feliz aniversário!!!!! :-)

o Humberto disse...

:D