sexta-feira, 27 de julho de 2012

por um pouco menos de burrice

Segue bem o plano de ler mais (literatura) este ano. Ainda vou devagar, porque gosto de ler à noite e, por N motivos, tenho ocupado minhas noites com sabe lá Deus o quê. Também gosto de ler com calma, degustando a trama. Mas vai indo. Vai tão bem que quando não estou lendo estou sentindo falta de ler. E também tive que de me controlar pra não começar a comprar livros como um dia comprei revistas, pois estou precisando economizar milus*.

Já li o "Tia Júlia e o Escrivinhador", como tinha prometido (e sigo apaixonado por Mario Vargas Llosa e literatura latino-americana). O livro é muito bom, mas fica devendo alguma coisa se comparado com "Travessuras da Menina Má". Eu não criei simpatia por nenhum dos protagonistas (e confesso que sou desses que leem viajando na história, tipo tia velha) e os capítulos pares, com as novelas do escrivinhador, são (e vão ficando mais) canseira, apesar de brilhantes. Mas eu super indico.

Depois, pra descansar do Vargas Llosa antes de ler seu "A Cidade e os Cachorros" (indicação da amiga Luisa Brasil), li "The Picture of Dorian Gray", do Oscar Wilde. Li em inglês mesmo porque eu sempre priorizo o original (infelizmente estou limitado aos originais em inglês. Na verdade, acho que consigo ler bem os livros em língua espanhola também, talvez levaria mais tempo. Mas enfim...)."The Picture of Dorian Gray" foi ótimo, porque havia um tempo considerável já desde a última obra que li em inglês (coisa muito feia de se admitir). E o livro é excelente!

Eu tenho um hábito tosco também que é o de assistir filmes baseados em obras da literatura -- mas tem que ser depois de ler o livro, senão leio já imaginando a personagem com a cara do ator. Enfim, assisti à versão de 1945 do filme e é bem pior que o livro. Dizem que a versão mais recente, de 2009, é igualmente ruim. Enfim, sugiro muito o livro, um clássico, leitura tranquila (mas trama tensa!) e absolutamente envolvente. Obra magnífica.

Antes do próximo Vargas Llosa ainda vou ler "O Céu dos Suicidas", do Ricardo Lísias -- Começo domingo... Hoje é sexta, né?, amanhã é sábado (me senti a Rebecca Black agora), deixa eu socializar um pouquinho, domingo eu me jogo no livro. E depois desse vou ler "Trem Noturno Para Lisboa", do Pascal Mercier. Tá bom, né?

Vamos ver se tantos bons trabalhos me ajudam a me tornar menos ignorante e iluminam essa cabecinha cada vez mais oca.

Besos, bom dia!


P.S.: Milu (ML$) = cotação que eu criei pra me lembrar que preciso regularizar minha situação com o banco da Dona Milu Villela, senão ela fica cada vez mais Milu e eu cada vez mais Mifu.
P.S.2, urgente!: Fuçando no Google para achar o link logo aí acima, descobri que já inventaram uma nota de Milu há muito tempo! Damn it, neguinho não me deixa nem ser hipster!
.

2 comentários:

David® disse...

adorei a Milu cagar e andar pro ex-marido..kkkkkkk

eu tb preciso retomar o habito da leitura

abracos fera

Caroline disse...

Nossa vou querer ler Travessuras de menina má...gostei do título.

Bjo e bom final de semana.