terça-feira, 28 de agosto de 2012

run 4 it!

"Meu dia é muito corrido, não tenho tempo pra fazer exercícios". Quantas vezes você escuta isso? Quantas vezes vocês diz isso?

O negócio é que os dias são corridos porque a vida é corrida. A vida voa, rapaz. E se a gente não se cuidar, uma hora vem a conta do corpinho, cobrando pelo nosso descaso com ele.

Há alguns anos eu venho tentando me cuidar melhor, especialmente depois de ver gente que eu amo penando por conta de problemas de saúde. Ano passado eu mesmo tive vários, e Deus é testemunha que é na hora do aperto que a gente dá valor ao nosso bem-estar. Não há status, dinheiro nem prestígio no mundo que seja melhor que dormir e acordar sem nenhuma ziquizira.

Eu sei que falo muita bobagem neste blog, e sei que sou só mais um zé, cuja sabedoria não te libertará, mas se posso sugerir uma coisa, eu sugiro que você aí cuide bem da sua saúde. Procure comer bem e procure se exercitar. E já que não podemos ignorar o tempo curto e a nossa rotina cansativa, eu sugiro especificamente que você escolha a corrida.

Correr é ótimo. Você pode começar no seu ritmo, correndo uns 20 minutos por dia, depois ir naturalmente acelerando e aumentando o tempo (que ainda assim será curto e, portanto, não vai atrapalhar sua rotina corrida). Você não precisa pagar uma academia para correr e pode se exercitar onde for, mesmo que você seja um mega executivo que viaja toda hora (alô Xunior!).

Em pouco tempo você vai sentir a diferença, no seu corpo, no seu fôlego, na sua resistência. E talvez acabe incorporando outras modalidades na sua rotina de exercícios. O importante é que você comece, e que você mantenha o ritmo (ou melhor, que você se supere!).

Eu corro na esteira, só na esteira (rua pra mim, só na orla da Lagoa da Pampulla mesmo, que infelizmente não tá aqui do ladinho de casa). E corro sempre com música! Eu gosto das bem pop mesmo, porque esqueço da vida, foco só nas passadas, e vou no ritmo do som, me segurando pra não cantar alto na academia e assustar minhas companheiras, todas gatinhas da 3a idade.

Pra dar uma forcinha pra você que quer começar a correr, preparei uma playlist com algumas músicas que funcionam bem (pra mim, pelo menos). Mas você pode criar na sua, claro. Então põe um tênis confortável, veste uma roupa idem, clica AQUI e move that body!

Corra por você mesmo. Esses 20, 30 minutinhos todo dia, além de fazer bem ao seu corpo, com certeza farão bem ao seu espírito, já que é um tempo no tal dia corrido que você reserva pra você, pra pôr sua cabeça no lugar.

É isso. Aproveita que a semana tá começando e começa a correr também.
Bora lá correr?!
;-)
.

5 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz disse...

odeio tudo isto ... mas aprendi a caminhar [tipo passeio] e ando todos os dias pelo menos umas duas horas ... uma delícia ... ando e me hidrato ...

Caroline disse...

Amigo,
Vamos correr em Novembro na corrida da Adidas. To no início, mas estou treinando. Quando o tempo melhorar, podemos combinar de correr na Pampulha aos domingos.

Bjo

Cores da Crise de meia idade! disse...

HH,

Saindo pra academia em 15 minutos!!!
A sabedoria do ZÉ é BOA!
bjs

Alan Willian disse...

Ando precisando fazer uma atividade física, realmente!

Mr. TV disse...

vou anotar isso na minha agenda, hehehe, brincadeira, mas eu tou cm a turma que faz caminhada, Humberto, já é alguma coisa né? abraço