terça-feira, 2 de abril de 2013

Clara Nunes

Eu não sei bem desde quando ou o que foi que me fez ter por Clara Nunces a simpatia que tenho. Eu devo tê-la ouvido muito nos meus primeiros anos de vida, porque eu lembro direitinho da comoção quando ela morreu, 30 anos atrás. Eu era muito novinho ainda, e eu mesmo fiquei chateado.

Considero uma das vozes mais poderosas da música brasileira. Acho uma mulher de uma beleza igualmente poderosa, um dos sorrisos mais lindos que eu já vi (e é o mesmo da minha amiga Janaína).

Além disso, tenho particular interesse por ela pelo fato de sua biografia passar muito pela história dos meus pais (desde cidade de origem até o fato de ela ter vivido na mesma rua de onde digito este texto).

Cada uma das imagens que ilustram este post tem um link pra alguma música de Clara Nunes que eu adoro. Deliciem-se.

Vale também ver esta entrevista, feita pela Leda Nagle. E tem esta matéria do Nelson Motta, pra quem tiver mais paciência (por causa dele, não dela, claro).

Mais sobre a história dela aqui (mas eu indico a biografia também).

Saudosa Clara. Salve Morena de Angola!


P.S.: Ouvindo uma música atrás da outra, isso faz lembrar muito minha primeira infância. Era bem coisa do meu irmão ouvir isso, explica muita coisa.



5 comentários:

Edilson Cravo disse...

Humberto:

Quando olho pra carinha dela logo me vem a cabeça: "Morena de Angola que mexe o chocalho amarrado na canela, será que ela mexe o chocalho, ou o chocalho é que mexe com ela"...rs

Saudades...linda voz.

Beijoo e linda semana.

David Ramos disse...

OO meu querido

Clara sempre foi um dos meus amores e se você falar para minha mãe sobre a morte de Clara, ela logo vai dizer:
-Nossa o David chorou tanto!

Eu gosto de Clara desde meus 12 anos, qdo meu pai ganhou uma fita K7 do disco "Canto das 3 raças" e eu gastei a fita de tanto ouvir.

Clara sempre me represento uma mulher feliz... lendo anos depois sua biografia, sei que teve momentos que ela sorriu para seu público mesmo quando era sorriso que ela tinha.

Chega!!
Falei muito!
Beijos


P.S.E eu sei que vc tinha 15 anos quando ela morreu! #prontofalei

David Ramos disse...

corrigindo: Mesmo quando não era sorriso o que ela tinha*

Heron Xavier disse...

Nossa, cresci ouvindo um cassete que minha coloca de Clara Nunes!

Tudo de bom!

Douglas Mateus disse...

Conhece Mariane de Castro?
Uma baiana que fez um DVD em Homenagem à Clara...
Voz poderosa também... vale a pena conferir